AS PERÍCIAS
Ainda com o intuito de tornar um personagem diferente do outro em suas capacidades, optamos pela inclusão do sistema de perícias como uma mecânica complementar bastante útil e fácil de ser compreendida.
Antes de qualquer coisa, você deve estar se perguntando – caso nunca tenha jogado rpg antes em sua vida – o que exatamente são as perícias e qual a função desse sistema? Pois bem, respondendo de maneira simples e resumida, as perícias são responsáveis por nos dizer o que o seu personagem é capaz de fazer e o quão bom ele é nessa atividade. Por exemplo, o personagem de fulano sabe manejar espadas e também arcos, porém sua habilidade no uso das espadas é a de um mestre enquanto o seu conhecimento relacionado ao uso do arco-e-flecha se resume ao básico.
CONHECENDO AS PERÍCIAS
Como deve imaginar após saber da função básica dessa mecânica, existe uma gama bastante grande de perícias que podem ser adquiridas e aperfeiçoadas pelo seu personagem ao longo de sua jornada em nosso rpg. Para uma melhor organização e entendimento, optamos por criar divisões para classificação das perícias se baseando em seu campo de atuação, com isso, você terá mais facilidade para escolher em quais focar dependendo da proposta do seu personagem.
Atualmente contamos com um total de cinco categorias de perícias sendo elas: Físicas, conhecimento, sociais, armamentista e mágicas. Vamos conhecer um pouco mais a fundo o que cada categoria abraça.
- Perícias físicas são todas aquelas que requerem o uso do corpo como um todo. Sendo assim, atividades que tenham uso de força, movimentação e necessitam de resistência corporal se encontram agrupadas aqui. Todavia, resolvemos separar perícias relacionadas a manuseio de armas em uma categoria especial devido o grande número de especialidades.
- Perícias de conhecimento, como deve imaginar, são aquelas que necessitam do uso das faculdades mentais do personagem, como por exemplo, perícias de um conhecimento específico como Medicina ou Geografia. Temos também incorporada nessa categoria perícias que chamamos de conhecimento comum ou pessoal.
- Perícias sociais tratam-se daquelas que estão ligadas diretamente ao convívio e interação com terceiros, ou seja, perícias usadas especificamente com outros personagens – jogáveis ou não.
- Perícias armamentistas, como já é de se esperar, são direcionadas ao uso e conhecimento relacionado a uma arma ou conjunto de armas específicas.
- Perícias mágicas estão ligadas aos caminhos da magia presente em nosso rpg.
Funcionamento das métricas e distribuição de pontos
Antes de conhecermos as possibilidades de distribuição de pontos de perícias, precisamos entender como funcionam as métricas utilizadas por elas, portanto, tenhamos um pouco mais de atenção no conteúdo a seguir.
Como já é de nosso conhecimento, as perícias são usadas para medir a eficiência do personagem em certas atividades e para isso, atualmente usamos um sistema muito simples de nivelamento individual de cada uma, sendo assim, toda perícia começa no nível zero, ou seja, com zero pontos e pode alcançar até dez pontos distribuídos. Diferente dos atributos, não existe uma limitação específica das perícias, sendo assim, é possível que o personagem consiga maximizar todas as perícias que desejar.
Para facilitar a visualização do nível de expertise criamos uma tabela comparativa com o nível da perícia e a representação narrativa aceitável para personagens com tais níveis.
PONTOS NA PERÍCIA | NÍVEL DE CONHECIMENTO |
0 pontos | Seu personagem não tem habilidade ou conhecimento nenhum nessa perícia. |
1 ponto | Conhecimento básico, não é realizado grandes feitos com a perícia. |
5 pontos | Conhecimento intermediário, seu personagem já tem uma habilidade muito maior na pericia. |
10 pontos | Conhecimento avançado, seu personagem é considerado um mestre em tal perícia. |
Assim como no caso dos atributos, todo novo personagem tem a possibilidade escolher algumas perícias iniciais, portanto, ao criar uma nova ficha é possível que escolha duas perícias com 1 ponto, duas perícias com 5 pontos e uma perícia com 10 pontos.
Aquisição de pontos
A aquisição de pontos de perícia é bastante fácil e depende exclusivamente do desempenho e disposição do personagem em fazer uso notável da mesma em on game. Portanto, algumas maneiras de adquirir pontos de perícia são:
- Treinamento específico: É possível que o personagem realize narrativas de treinamento desenvolvendo a perícia desejada, com isso é possível que o mesmo receba até dois pontos na mesma a depender da sua avaliação final. Diferente dos treinos de atributo, não existe um limite de treinos semanais.
- Missões: Cada missão feita tem a possibilidade de render pontos de perícias a depender do uso das mesmas durante a realização. Obrigatoriamente, toda missão renderá ao menos um ponto em uma perícia, podendo chegar ao máximo de 5 perícias e 3 pontos cada a depender do nível da missão.
- Eventos: Participar de eventos pode conceder pontos em perícias específicas. Não obrigatoriamente, dependerá exclusivamente do desempenho do personagem.
- Compra de pontos: É possível fazer a compra de perícias utilizando das Medalhas da sorte conquistadas pelo personagem ao longo de sua jornada.