MODIFICADORES DE AÇÃO
Como já fora informado anteriormente nos sistemas de atributos e perícias, nós contamos com o uso de dados para tornar as ações mais dinâmicas e divertidas. Sendo assim, as estatísticas adquiridas pelo personagem se transformam automaticamente em modificadores de ação que lhe servem de bônus para vencer as dificuldades impostas nos dados em cada situação.
Atualmente, nós utilizamos o sistema de lançamento de dados fornecido pela própria forumeiros para aventuras realizadas dentro das dependências do fórum e também o bot DiceParser para aventuras e eventos realizados através do nosso discord oficial – caso não faça parte de nosso servidor, não perca mais tempo e participe! — E em ambos é possível a incorporação dos modificadores de forma dinâmica, portanto vamos entender um pouco mais de como funciona.
Para que serve e como funciona
Os modificadores de ação foram desenvolvidos para proporcionar bônus significativos para os personagens e assim não contarem apenas com a sorte durante a rolagem de dados. Por aqui, utilizamos o tradicional D20 na maior parte dos casos, sendo usado apenas o D6 e D100 em casos especiais como para forja e rolagem de infortúnio.
Mas quando é rolado um dado? Durante a realização de eventos, missões narradas e quests ao vivo, o mestre/narrador responsável deve solicitar a rolagem de dados e informar para qual fim servirá, sendo assim, irá informar qual modificador deve ser usado além da dificuldade para ter sucesso na ação. Exemplo:
Personagem fulano de tal quer tentar se manter furtivo em tal situação. O narrador então solicita a rolagem de dados para ser furtivo com a dificuldade de 16 para sucesso.
O jogador deve então rolar um D20 e somar o seu resultado ao valor de seu modificador que nesse caso seria: Destreza + Agilidade + Inteligência/3 + Furtividade. Por fim, o resultado do dado do jogador seria:
Caso o resultado seja maior que 16 a ação do personagem é executada com sucesso, caso o resultado seja menor é considerado uma falha e o mesmo sofrerá as consequências por isso.
Além dos modificadores predefinidos, em alguns casos o personagem conta com outros bônus que podem ser somados ao resultado do seu dado natural ou retirados em caso de falha:
- Acerto crítico: Quando o personagem consegue tirar 20 no dado natural ele conta com um bônus de +5 a ser adicionado no modificador;
- Qualidades e Habilidades: Algumas qualidades e habilidades fornecem bônus de ação;
- Falha crítica: Quando o personagem tira 1 no dado natural é considerada uma falha crítica, com isso retirado 5 pontos do modificador;
- Defeitos e maldições: Alguns defeitos e maldições causam a redução de modificadores.