REPUTAÇÃO
Esperto é aquele que vive sua vida no completo anonimato ou o que passa seus dias tentando se fazer lembrado? Independente de qual dessas filosofias de vida você opte por seguir, os seus atos em meio a sociedade vão — de alguma forma — implicar na maneira em que será visto pelos outros. Tendo em vista a necessidade real de fazer com que isso tenha uma relevância para além do interpretativo, temos o auxílio do sistema de reputação o qual fica responsável por nos mostrar em números e vantagens/desvantagens o peso dos seus atos ao longo da jornada.
O que é?
Como já fora mencionado anteriormente, a reputação do personagem nada mais é do que a forma que ele é visto pela sociedade e o quão é conhecido no mundo. Para entendermos como ela funciona no cenário estatístico, precisamos compreender o que de fato é considerado e o que é medido. Atualmente, o sistema de reputação conta com dois campos principais bastante distintos, sendo eles: Tendência e fama.
- A tendência é a métrica responsável por dizer qual o tipo de reputação que o seu personagem tem, ou seja, se os atos que você realiza são vistos com bons ou maus olhos pela sociedade.
- A fama por outro lado fica totalmente responsável por nos dizer em números o quão conhecido o seu personagem é, ou seja, se ele se trata de um zé-ninguém que lugar nenhum ouviu falar ou se seu nome já é conhecido pelos cantos das nações.
Além desses dois marcadores principais, contamos também com as condições de impacto e alcunha.
- O impacto nos diz as vantagens ou desvantagens que o personagem sofre com as métricas de reputação.
- A alcunha é um bônus adquirido pelo personagem ao alcançar certos níveis de fama.
Adquirindo pontos de tendência e fama
Sabendo o intuito de cada marcador do sistema, chegou o momento de se aprofundar em cada um deles e visualizar como é feita as devidas marcações, portanto, tenha bastante atenção daqui em diante e caso algo fique confuso não tenha medo de procurar a administração para sanar suas dúvidas.
Atualmente, nosso marcador de tendência se trata de uma barra que se estende de duzentos pontos negativos (-200) até duzentos pontos positivos (+200). Essa barra é alimentada por pontos de tendência que o personagem recebe a cada atividade realizada em on game, porém os pontos recebidos por cada ação fica totalmente a cargo do avaliador/narrador que deve obrigatoriamente definir se os pontos recebidos serão positivos ou negativos.
Como devem imaginar, os pontos negativos são recebidos ao realizar ações consideradas ruins ou negativas aos olhos da sociedade enquanto os pontos positivos são recebidos ao realizar boas ações e/ou servir a sociedade com propósitos dignos. É esperado que a barra de tendência de cada personagem seja condizente com seu alinhamento moral, portanto atenção com isso e não “fuja” de suas próprias ideologias.
A seguir teremos uma pequena demonstração de como a barra de tendência funciona na prática.
- -200 é o ponto negativo máximo em que a barra de tendência pode chegar;
- 0 é o que chamamos de ponto inicial;
- 200 é o ponto positivo máximo em que a barra de tendência pode chegar;
Tendo a barra de tendência visível, podemos conhecer o impacto que a tendência tem para o personagem ao longo de sua jornada. Como devem imaginar, ter uma tendência positiva irá fazer com que tenha muito mais facilidades em realizar certas ações enquanto ter uma tendência negativa em maior peso irá criar maiores empecilhos que podem variar a depender da situação.
Quando a barra se encontra igual entre os dois lados temos o que chamamos de neutralidade, ou seja, ambas se anulam e não causam qualquer efeito.
Porém, apenas a tendência sozinha não teria validade nenhuma se não conhecermos o nível de fama do personagem. Assim como o anterior, o marcador de fama também é construído por uma barra onde todos os personagens iniciam com nenhuma pontuação e podem alcançar até cinquenta (50) pontos. A barra de fama é responsável por nos dizer o nível de influência do personagem, ou seja, o quão conhecido ele é. Para facilitar a forma de compreender, criamos uma pequena tabela de referência que deve ser seguida:
TOTAL DE PONTOS | CLASSIFICAÇÃO | INFORMATIVO |
00 - 10 PONTOS | COMUM | Seu personagem é apenas mais um em meio a sociedade. |
10 - 20 PONTOS | CONHECIDO | Você passa a ser conhecido pelos seus vizinhos e seu nome é reconhecido pelas pessoas da sua vila/cidade. |
20 - 30 PONTOS | POPULAR | Está começando a ficar popular em! As pessoas estão espalhando sobre você e as cidades vizinhas e por onde você passa se lembram. |
30 - 40 PONTOS | HERÓI | Parece que você está realizando grandes feitos, não é? Seu personagem é conhecido como herói de seu reino de origem. |
40 - 50 PONTOS | LENDA | Você é de fato uma lenda reconhecida! Todos os habitantes de Ostara já ouviram falar de você e conhecem a sua história. |
O impacto da reputação
Agora que conhecemos as métricas de reputação vamos nos aprofundar no impacto que é causado para o personagem. De maneira bem simples, o impacto sempre seguirá em uma linha crescente e acumulativa, ou seja, quanto mais influente – quanto mais fama – seu personagem for, maior será a escala da vantagem ou desvantagem do seu personagem enquanto a tendência dele define se o mesmo terá vantagem ou desvantagem em tal situação. Por exemplo:
Um personagem com tendência 100% negativa e que é de classificação conhecido terá maior dificuldade em conseguir informações, firmar negociações e/ou conseguir realizar suas ações que envolvam outras pessoas dentro do cenário local pré-estabelecido, ou seja, a cidade/vilarejo em que ele vive ou se encontra ao ter alcançado o classe de “conhecido”, porém conforme ele age e vai adquirindo pontos de fama suficiente para que sua classificação suba para popular, as dificuldades que ele tinha anteriormente aumentam e o cenário também, nesse caso se estendendo para cidades vizinhas. Porém, caso a tendência desse mesmo personagem passe a ser positiva ou neutra o peso das dificuldades virá a diminuir ou ser anulado.
Conseguimos ver com mais clareza a implicância dessas vantagens e desvantagens diretamente na dificuldade dos dados de ação impostos pelos narrador.
Adquirindo alcunha
A alcunha nada mais é do que um título de reconhecimento que o personagem recebe relacionado aos seus feitos quando atinge a classificação Herói ou Lenda. As alcunhas tendem a dar pontos de honra para os personagens que podem ser trocados mais a frente — Vide o sistema de trocas.
Importante: Personagens de classe Herói que recebem alcunha de guerra tendem a ter dificuldade dobrada dentro de reinos inimigos.