DEFEITOS E QUALIDADES
Com a intenção de servir como um belo complemento para as mecânicas de construção e evolução de personagem, os defeitos e qualidades cumprem o papel de entregar alguns buffs e debuffs que podem ser de suma importância ou até mesmo de grande atraso. Por isso, é preciso estar sempre atento e fazer uma boa escolha de ambos, pois cada opção encontrada em ambas as listas tem seu próprio peso.
As particularidades de estrutura
Como qualquer outra mecânica, os defeitos e qualidades contam com suas próprias particularidades sendo uma delas a estrutura. Em ambos os casos, na construção temos as informações básicas, sendo elas: Nome, custo, condição, descrição e efeito (buff ou debuff). Para visualizarmos melhor, a seguir temos o exemplo de uma qualidade e um defeito disponíveis na listagem:
Força Inumana
Custo: 3 pontos
Condição: Nata
Descrição: Alguns indivíduos tendem a ter um desenvolvimento físico que superam as expectativas mundanas e muitos desses tem esse “superdesenvolvimento” visível em sua força diretamente aplicada.
Buff: +1 ponto no atributo Força. Não entra na distribuição comum.
Baixa imunidade [Congênito]
Custo: 3 pontos
Condição: Insuperável
Descrição: Nem todos são detentores de uma saúde de ferro e alguns desses tiveram o desprazer de nascerem com deficiências imunológicas, sendo assim criaturas um tanto mais frágeis e suscetíveis adoecerem com mais frequência.
Debuff: -1 ponto da distribuição máxima no atributo Constituição;
Efeito extra: Uma vez a cada 5 cenas (RP’s, missões ou eventos) é lançado um dado de infortúnio para saber se o personagem adquiriu alguma doença temporária.
Agora que temos os exemplos, vamos falar de cada parte da estrutura.
- Nome: Como notado, temos o mesmo presente em ambos e normalmente são bastante intuitivos. Em alguns casos – especial em defeitos – trazem entre colchetes a informação de que se trata de uma característica congênita ou adquirida pois atualmente contamos com defeitos/qualidades parecidos/iguais mas com peso interpretativo diferentes.
- Custo: O custo é relacionado a quantos pontos são necessários para adquirir tal qualidade ou defeito. De maneira geral, qualidades natas, ou seja, que estão com o personagem desde seu nascimento, e defeitos insuperáveis e congênitos tendem a ter um custo maior, sendo esse de 3 pontos, quanto às qualidades aprendidas e defeitos superáveis variam entre 1 e 2 pontos.
- Condição: Para as qualidades, temos a condição nata e aprendida. No caso das qualidades natas, as mesmas só podem ser adquiridas até o nível dez, pois é considerado como a fase “inicial” do personagem onde ele ainda pode descobrir dons e aptidões genéticas únicas. Em contrapartida, as qualidades de classificação “aprendida” podem ser adquiridas a qualquer momento.
No caso dos defeitos, temos a condição superável e insuperável. Como ambos os termos já nos diz, classifica quais defeitos podem ser superados pelo personagem através de uma missão de superação e quais serão carregados por ele ao longo de sua jornada. - Descrição: É responsável por informar e/ou exemplificar a aplicação da qualidade ou do defeito.
- Buff e Debuff: São os efeitos adquiridos tanto nas qualidades (buff) quanto nos defeitos (debuff).
- Efeito extra: Em alguns casos, temos a presença do efeito extra onde alguma condição não obrigatória ou não constante é descrita.
Os iniciais e adquirindo novos defeitos e qualidades
Todo novo personagem tem a sua disposição um total de 6 pontos para serem gastos, sendo 3 pontos para defeitos e 3 pontos para qualidades.
A aquisição de novos defeitos e qualidades por parte do jogador é feita a partir da troca de pontos de DQ. Atualmente, contamos com duas formas de conquistar esses pontos:
- Compra de pontos: Assim como as perícias, é possível trocar pontos de honra por pontos de defeito/qualidade e com isso realizar a compra de novas características;
- Subida de nível: A cada cinco níveis o personagem adquire um ponto de DQ que pode ser acumulado ou gasto no momento de reclamação.
Além da compra de defeitos e qualidades, é possível que o personagem venha a adquirir esses como forma de reconhecimento ao participar de eventos ou missões oficiais.